Recent Posts

Agir com responsabilidade



O século vinte ficou conhecido, sobretudo, pelos conflitos bélicos que ocorreram na Europa e se alastraram por todo o mundo. Aí sim, o mundo estava verdadeiramente desconcertado! Aliás, o mundo está sempre (des) concertado. Existem sempre diversos factores que marcam o ano e fazem-nos mais tarde dizer que o mundo naquele momento estava realmente (des) concertado.
         Deparamo-nos com uma sociedade em que não existe responsabilidade. A maioria das pessoas, na sua perfeita consciência não é capaz de assumir as consequências dos seus actos. Há sobretudo, falta de responsabilidade cívica entre as pessoa que fazem o nosso mundo. O ambiente está a ficar cada vez mais esquecido por muitos, e este é um dos problemas que merece particular atenção, pois caso não seja devidamente cuidado, todos nós iremos arrecadar com as consequências dos vários erros que temos vindo a cometer. A liberdade é um direito que todos nós podemos desfrutar, tem sido muito falado nestes últimos tempos e até posto em causa. Pôr em causa a liberdade, ou melhor, a liberdade de expressão, um princípio fundamental implementado em algumas sociedades, é um absurdo. Todos nós somos livres de expressar a nossa opinião, devidamente fundamentada. O facto, é que esta liberdade está a ser confundida, ou ate mesmo substituída por mera libertinagem. A mentalidade das pessoas está cada vez mais a mudar, mas, na verdade, os erros, os verdadeiros lapsos, persistem em ficar. Nem todos nós, cidadãos do mundo, temos a oportunidade de usufruir de uma justiça eficaz e capaz de estabelecer paz no mundo.
        Não são poucos os problemas, mas não há que desanimar e é preciso acreditar! Nunca desistir de tornar o nosso mundo num local melhor e onde todos se sintam bem. É preciso ter fé na juventude, não seguir a opinião dos mais antigos, que persistem em defender a ideia de que os jovens de hoje serão a desgraça do amanhã. Não será uma tarefa fácil, pois todos temos opiniões divergentes, o que talvez gere algum desagrado por parte de muita gente. Até podem não concordar coma minha opinião, mas fica aqui a sugestão!

*Texto redigido a propósito de uma das temáticas da Lirica Camoniana, o desconcerto do mundo.