Ligo a televisão e a primeira coisa que vejo, é, como todos já devem calcular a (s) noticia (s) sobre a proposta de lei das finanças regionais. Há uma semana atrás, não se falava de outra coisa que não “Haiti”. Agora, simplesmente voltou a ser como era antes, ignorado!
Mas voltando ao assunto que está a marcar a actualidade (o das finanças regionais), há uma personagem que me desperta alguma curiosidade… Sua Excelência, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim. Diz-vos alguma coisa esse senhor? Pois a mim, diz-me muito. O “Ditador”, como por muitos é conhecido, gasta milhares de milhões de euros em fogo-de-artifício e festarolas provincianas para estrangeiros e agora vem reclamar o seu dinheirinho equiparando um arquipélago de duas ilhas a um de nove ilhas. Ora Senhor Alberto João, os Açores têm 7 aeroportos, 2 aeródromos e mais de 9 portos. A Madeira, nem um quinto tem! Como se não bastasse, o “governo” (sim, porque agora a oposição é que é governo) é obrigado a ceder e lá vão quase mais 50 milhões para o fogo-de-artifício da próxima passagem de ano, ou melhor, para o Carnaval que já se está a aproximar e que nos regala a vista com a figura de bobo da corte que o excelentíssimo Jardim a todos já nos acostumou.
Agora resta-nos a todos, portugueses, esperar que o desfecho não seja o pior: a demissão do Governo. Portugal já tem crise para dar e vender. Mais não, obrigado.